quinta-feira, 17 de setembro de 2009

DESMILITARIZAÇÃO JÁ!


SEGURANÇA PÚBLICA: A SOCIEDADE
QUER MUDANÇAS! NÓS TAMBÉM!

Saudamos esta 1º Conferência Nacional de Segurança, que será legítima na medida em que os reais anseios da sociedade civil e dos trabalhadores de segurança pública sejam acatados como poder soberano pelos órgãos governamentais.
A sociedade clama e precisa de transformações profundas nas estruturas de segurança pública. Nós trabalhadores e trabalhadoras do setor também consideramos necessárias tais transformações, até porque nossa realização profissional e humana só pode ser alcançada na medida em que pudermos realizar bem o nosso serviço.
Defendemos a desmilitarização das polícias militares e corpos de bombeiros militares, entendendo ser essa a condição necessária para a democratização interna e externa destas instituições. A gestão democrática da segurança pública só será alcançada quando suas próprias instituições forem democratizadas. Nossa função, zelar pela segurança da sociedade, é civil. Portanto, não existe nenhum motivo para sermos militares.
Defendemos instituições de segurança fortes, democráticas, disciplinadas e organizadas conforme as condições impostas pela realidade social. Para termos tudo isso, não precisamos de estrutura militar, que tem servido mais para suprir satisfações pessoais alheias aos interesses públicos do que para realizar o serviço que a sociedade precisa.
Uma polícia única, desmilitarizada e de carreira, com setores uniformizados para a prevenção e patrulhamento ostensivo e setores descaracterizados, para a investigação de delitos. Tudo isso pode ser realizado sem a necessidade da cara e pesada estrutura militar.
É junto com a sociedade que podemos avançar para as transformações que a segurança pública precisa, e é esse nosso método, até porque é para a sociedade que trabalhamos e não para a perpetuação de velhas formas de dominação e de arbítrio.

Desmilitarizar significa abrir diálogo, garantindo
vida institucional, inclusive com hierarquia e
disciplina, mas sem a mordaça contra a grande
maioria dos servidores, mesmo para as
questões de interesse direto da população.


Associação de Praças de Santa Catarina – APRASC
Associação de Praças da PM e BM do Rio de Janeiro – ASPRA-PM/BM-RJ
Associação de Praças da PM e BM do Ceará – ASPRAMECE
Associação dos Policiais e Bombeiros do Distrito Federal – ASPOL
Associação de Policiais, Bombeiros e Familiares da Bahia – ASPRA Bahia
Associação dos Policiais e Bombeiros Militares de Roraima – APBM-RR
Associação de Policiais e Bombeiros Militares de Goiás – APBM-GO
Associação de Sub Tenentes e Sargentos do Rio Grande do Norte – ASSPMBM-RN
Associação dos Bombeiros Militares do Rio Grande do Norte – ABM-RN
Movimento das Esposas e Familiares de Praças de Santa Catarina
Associação de Familiares e Amigos dos PMs e BMs de Roraima – AFAPBM
Associação dos Sub-tenentes e sargentos do estado do Espírito Santos – ASSES-ES
Associação de cabos e soldados da PM da Paraíba – ACS PB
Associação de cabos e soldados da PM – RN – ACS PM – RN
Associação dos Sub-tenentes e sargentos PM / BM – RN – ASSPMBM – RN
Associação dos Bombeiros Militar do RN – ABM – RN
Associação de cabos e soldados da PM / BM – SE – ACS PMBM – SE
Associação de Praças Militares de Sergipe – ASPRASE – SE
Associação dos Subtenentes e Sargentos da PM do Estado de Sergipe – ASSPM – SE
Deputado Distrital Cabo Patrício – DF
Deputado Estadual Sargento Amauri Soares – SC
Deputado Estadual Cabo da Vitória – ES
Coronel BMES Martinho Pansini – Cientista Político
Ten Coronel PMSC RR Alvir Antônio Schneider – Séc. de Segurança de Joinville – SC

2 comentários:

Anônimo disse...

ENVIEI ESSA CARTA AO PRESIDENTE COM O OBJETIVO DE OBTER SEU APOIO À PEC 300:

Meu caro Presidente!

Vossa Excelência já ultrapassou o histórico Getúlio Vargas em feitos pelo nosso País.

Vossa Excelência conseguiu ser o Presidente do PAN, Copa do Mundo e hoje as Olimpíadas. Sem falar do salário mínimo maior do que U$200,00; inclusão de mais universitários das classes C e D; plano de matriz energética sustentável; do Brasil potência do petróleo, o País da economia forte, etc.

O senhor já tem todos os motivos para ser aplaudido de pé por toda a Nação. Mas acredito que senhor quer muito mais, assim como todo cidadão brasileiro.

Pois sonhamos com um Brasil menos desigual socialmente, queremos o reconhecimento mundial de Nação de Primeiro Mundo!

E um dos grandes empecilhos é esse ciclo de violência histórico de nosso amado País.

É necessária para se conter a violência crescente, a valorização de todos os policiais. Sei que vosso governo faz um trabalho inédito com o Pronasci, com a Filosofia de que a segurança pública é dever da União, estados e municípios. Com ações de valorização dos operadores de segurança via cursos do EAD e o projeto Bolsa Formação. (E pode ter certeza, nós todos nos sentimos valorizados e queridos pelo vosso governo).

Mas é preciso vencer mais uma luta na busca de uma segurança pública de nível de Primeiro Mundo, que é o piso salarial nacional dos policiais estaduais. Assim como foi feito pelo então Presidente americano Bill Clinton em seu governo. Uma vez que ele encontrou em seu território os mesmo problemas de décadas de violência que atrasavam o seu País.

Uma das medidas que revolucionou a segurança de lá foi exatamente o Governo Federal ter criado o piso salarial nacional dos policiais norte-americanos, acabando com a grande desigualdade e baixos salários que políticos regionais insistiam em praticar.

Como o senhor bem sabe, há em processo no Congresso Nacional essa mesma possibilidade de revolução para o nosso amado País que é a PEC 300/2008.

Peço a Vossa Excelência que compre mais essa luta por uma sociedade mais igualitária.

Além de vários congressistas que estarão ao vosso lado, o senhor também terá o apoio dos mais de 700.000 policiais do Brasil nessa luta. Pois todos nós sabemos que não há uma sociedade justa com índices de violência iguais a de uma guerra dentro de um País que está em tempos de paz.


VOCÊS PODEM FAZER O MESMO NOS ENDEREÇOS:

https://sistema.planalto.gov.br/falepr2/index.php

OU

http://www.presidencia.gov.br/presidente/falecom/


DIVULGUEM A IDEIA, VAMOS MANDAR MILHÕES DE PEDIDOS!

RDL disse...

Caro amigo anônimo: fico feliz,pois os argumentos,tanto no trato históricos o quanto o tecnico,foram excelentes. o presidente lula tem demostrado interesse em melhorar o social,portanto deve ser tratado como quem apenas não pode analisar melhor a situação.sou PM-RN e novamente lhe parabenizo pela carta. obrigado !