segunda-feira, 20 de abril de 2009

MANUAL DE TÉCNICA DE ABORDAGEM

UMA VIDA PERDIDA


Recentemente os noticiários divulgaram a morte de um Policial-Militar, pertencente ao último grau da escala hierárquica, o qual fora assassinado ao investir contra assaltantes em plena ação em um bairro de Niterói.
Tal episódio vem demonstrar que mesmo com todos os cursos a que fora submetido dentro da Corporação ao longo da carreira (CFSd,CFO,CAO,CSP, não foram suficientes para oferecer preparo técnico e psicológico, afim de que o referido oficial não se envolve-se de forma emocional, provocando sobremaneira a sua morte.
Fora cometido um erro primário, que dificilmente passaria despercebido por um policial experiente (os manuais de técnica de abordagem não foram observados).
Partiu-se para a ação sem levar em consideração que os meliantes provavelmente estariam com a retaguarda guarnecida, com a cobertura de seus comparsas.
Como pode em uma ação, um criminoso, aparentemente sem o domínio de certas técnicas, traçar um plano, tendo como uma das principais preocupações a segurança e a proteção de sua retaguarda, enquanto que o agente da lei desconsiderando tais fatores investe em uma ação desastrosa, envolvido por força emocional.
Esse fato deixa-nos uma lição e como tantos outros, deve servir de exemplo e ensinamento, para que todos os Policiais-Militares meçam as conseqüências, antes de tomarem qualquer atitude precipitada, para que agindo profissionalmente, não coloquem em risco a sua própria vida ou a de pessoas inocentes.

VANDERLEI RIBEIRO
Dir.Pres.ASPRA-PM/BM-RJ

2 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.